COMO SABER SE MEU CARTÃO DE CRÉDITO FOI CLONADO?

O que é ter o cartão de crédito clonado?

Essa é uma forma de expressão que indica que uma pessoa teve seus dados de cartão de crédito copiados e usados por outras pessoas para compras indevidas. Entretanto, esse termo não é atual, na realidade surgiu com os cartões de crédito com trilha magnética (tarja preta no verso do cartão que contém informações bancárias), e com o uso desse tipo de cartão, tecnologias foram criadas para que no momento que a vítima passasse seu cartão de crédito na maquininha para concluir a compra, os dados como número de conta e senha fossem copiados e usados para fazer compras por terceiros.

Atualmente a maior parte dos brasileiros já substituiu o cartão com trilha magnética por cartões com chip, uma tecnologia mais segura que também armazena dados bancários e faz pagamentos de compras, mas impede que sejam clonados no momento em que passam na máquina. Hoje, a coleta dessas informações como número de conta e senha acontecem de formas diferentes, principalmente no meio digital.

Como saber se meu cartão de crédito foi clonado?

Para saber se esse é o seu caso, você precisa ter um olhar mais criterioso para as suas faturas. Infelizmente muitos percebem que tiveram seus cartões clonados apenas quando suas faturas chegam ”às altura” com compras duvidosas, feitas em lugares e horários suspeitos. O afastamento das tecnologias e facilidades modernas também impedem muitas pessoas de perceberem essas fraudes de formas mais rápida.

Existem sites e aplicativos bancários nos quais é possível você ter contato com sua fatura de forma constante, com a possibilidade até de notificação ativa após compras, informando o valor, horário e lugar da compra. Nas fintechs (bancos digitais) essa opção é ainda mais prática, havendo ainda a possibilidade de bloqueio imediato.

Meu cartão foi clonado! E agora?

Se notou compras suspeitas, calma! Todo banco ou instituição financeira que ofereça esses serviços de crédito possui determinado valor monetário voltado para esse tipo de circunstância, na qual ressarce a vítima dos prejuízos sofridos. Dessa forma, se você tiver seu cartão clonado e puder provar, a agência irá resolver sem você sofrer danos. Você só precisa ligar ou entrar em contato imediatamente com a sua agência ou instituição bancária, avisando o ocorrido e pedindo o bloqueio do cartão.

Em algumas agências, principalmente as digitais, permitem que você faça tudo através do aplicativo. Assim, você já bloqueia o cartão e entra em contato através de chats pelo próprio aplicativo, e-mail ou ligação para informar o ocorrido. O que normalmente ocorre é o cancelamento do cartão clonado, o dinheiro é reembolsado e é emitido um novo cartão.

Atenção, você precisa ter certeza de que as compras foram fruto de um golpe de fato, ou se foi apenas confusão. Há lojas por exemplo, que possuem o nome do estabelecimento diferente no registro bancário, acontece também com o nome dos produtos. E cuidado ao emprestar o cartão para alguém, pois se a pessoa comprar algo sem seu consentimento e conhecimento, você não terá direito ao ressarcimento.

Para mais dicas e informações sobre como administrar bem seu dinheiro, acompanhe nossos textos!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados