COMO FUNCIONA UM CARTÃO DE CRÉDITO?

Como o nome diz por si só, é um cartão, feito de plástico, que pode conter chip ou trilha magnética (tarja preta no verso). O cartão contém o número da conta, senha e registros de compras. A diferença entre chip e trilha magnética está na segurança, o chip impede que o cartão seja clonado no momento em que é inserido na maquininha.

O serviço oferecido é uma linha de crédito, ou seja, um empréstimo com limite definido a partir da renda do cliente ou com um valor baixo inicial, o qual vai aumentando gradualmente com o uso do cartão, no qual você faz compras de forma eletrônica (sem usar dinheiro físico) com um prazo de 40 dias para pagar.

Conforme são feitas as compras, é gerado uma fatura que deverá ser paga pelo titular do cartão na data de vencimento (definida no momento da aquisição do cartão), caso contrário é acrescentado juros com base no valor da fatura.

Além do cartão físico, existe ainda o cartão digital oferecido for algumas fintechs (bancos digitais), como Nubank, Pag! e Agibank. Seu funcionamento é semelhante aos comuns, porém seu uso é exclusivo em serviços online, sites ou aplicativos.

Os cartões de crédito podem ser basicamente de cinco tipos:

Portadores e estabelecimento

Os portadores são os que usam o serviço e portam o cartão de crédito, podendo ser o titular (responsável pela e conta e fatura) e o portador adicional (participante da conta do titular). Esses fazem o pagamento através do cartão de crédito para o estabelecimento, isto é, para a empresa que vende ou presta serviços.

Emissor

Aqui é a agência bancária ou instituição financeira que presta o serviço de crédito, emitindo cartão, definindo limites, emitindo faturas, aprovando ou não as compras, cobrando negativados e oferecendo outros serviços como empréstimos, programa de recompensas, parcelamentos, seguros, etc.

Adquirente

É a companhia que faz a comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira, através do aluguel ou venda e manutenção das maquininhas, como a Cielo ou o PagSeguro por exemplo.

Bandeira

É uma empresa basal que auxilia o desenvolvimento do sistema de emissores participantes. Também faz a padronização de cartões e tecnologias, e é a ponte para a transação entre a adquirente e o emissor. São exemplos, MasterCard, Visa, American Express, entre outros.

Sub-adquirente

Esse oferece suporte tecnológico para o estabelecimento, facilitando a comunicação entre ele e o aquirente. Para oferecer esse serviço o sub-adquirente pode cobrar uma tarifa percentual das vendas ou oferecendo produtos de antecipação de recebíveis. Aqui no Brasil atua o Mercado Pago, PicPay, PayPal e PayU.

No momento da compra

Você tem a opção de pagar à vista ou parcelada. Dependendo da quantidade de parcelas pode ou não haver acréscimo de juros em cima do valor da compra, e quanto maior a quantidade de parcelas maior os juros. Ao inserir ou passar o cartão na máquina, é digitado o valor da compra seguido da senha do cartão. Assim, o equipamento estabelece uma conexão com a adquirente que envia a transação para a bandeira e essa para o emissor, que aprova ou não a compra, e retorna o resultado da decisão para a bandeira, e este para o adquirente.

E aí, você já usa cartões de crédito? Ainda tem dúvida sobre como eles funcionam?
Para sanar todas suas dúvidas sobre finanças e economia pessoal, acompanhe nossos textos e navegue em nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados