E mais uma vez a modernidade trazendo atualizações do mundo tecnológico para o mundo financeiro! A novidade é o cartão de crédito virtual, uma facilidade a mais na forma de pagamento. O serviço é atualmente oferecido por diversos bancos habituais como Itau, Bradesco, Caixa, entre outros e as fintechs, os bancos digitais, como NuBank, Agibank, Pag, etc. Mas afinal, o que é esse tal cartão de crédito virtual? Como ele funciona? Qual a diferença dele para o cartão comum? Essas serão as principais dúvidas que responderemos aqui.
O que é e como funciona?
Como o próprio nome já diz, é um cartão que oferece uma linha de crédito, ou seja, a instituição financeira responsável pelo cartão oferece serviços de empréstimo no qual você possui o período de 40 dias para pagar o que gastou. Fica à sua disposição um limite que é gerado a partir da sua renda, que geralmente é um valor baixo no início, mas que gradualmente vai aumentando.
Conforme fizer compras, o sistema gera uma fatura que você deve pagar na data limite definida no momento da aquisição, que é a data de vencimento. Após essa data é cobrado um determinado juros baseados no valor da fatura. O gerenciamento do seu cartão de crédito virtual se dá inteiramente pelo aplicativo do banco, que geralmente é bem simples e intuitivo. Seu cartão, assim como os outros, também tem uma data na qual ele expira. Dessa forma então ele continua existindo e ativo após suas compras.
Se você tem um cartão de crédito físico a fatura dos dois cartões serão juntas, mas lembre-se: são dois cartões diferentes, número, código de verificação, etc. Dependendo da conta que você faz, você também pode ter a opção de débito.
Quais as diferenças entre o cartão de crédito virtual e físico?
O serviço oferecido é igual, porém esse é totalmente virtual! Assim, você não recebe um cartão físico, não existe um tempo de espera para receber o cartão, desbloqueá-lo e só então poder usá-lo. Logo após ser gerado pelo aplicativo o cartão pode ser usado e ele até então só tem uso apenas em aplicativos, sites ou empresas que oferecem serviços online. Além disso, cancelar o cartão virtual é muito mais simples do que o cartão físico. Basta apagar o cartão quando quiser e caso precise é só gerar outro novamente. Tudo isso é feito em poucos cliques pelo aplicativo!
Como adquirir?
Para obter o cartão de crédito digital, é necessário ter uma conta na agência bancária ou instituição financeira que ofereça esse serviço. Para solicitar normalmente é necessário documentação simples como CPF, RG e holerite. Logo após fazer a conta fica disponível a opção de adquirir um cartão digital, que é gerado instantaneamente. O número do cartão juntamente com o código de segurança é estabelecido e a senha é a mesma que você criou no momento em que fez sua conta.
Em parte dos bancos o cartão de crédito virtual vem mais como uma opção adicional aos serviços de crédito. Por exemplo, enquanto você espera seu cartão de crédito físico chegar na sua casa, você já pode usar esse serviço gerando um cartão virtual. E uma informação importante: não compartilhe nenhum print ou informação do seu cartão virtual, pois a partir delas, compras podem ser feitas por terceiros.
Para mais dicas e informações sobre finanças e tecnologia acompanhe nosso site!
Até a próxima!