AFINAL, O QUE É A BOLSA DE VALORES?

Por dentro da Bolsa de Valores

Muitas vezes, falar em Bolsa de Valores gera um amontoado de dúvidas que podem vir carregadas de estereótipos construídos ao longo da nossa vida. Afinal, a Educação Financeira não é algo tão presente na vida dos brasileiros. Foi só há pouco tempo através da democratização do conhecimento pela internet tem acessado as informações sobre formas de investimento e aplicações de rendimentos do dinheiro. Seja para alcançar objetivos, garantir o futuro, quitar dívidas do cartão de credito, entre outros tantos motivos que levam alguém a querer fazer esse tipo de ação, faz só alguns anos que os grandes canais sobre finanças e investimentos tem se popularizado por aqui.

Entretanto, a Bolsa de Valores de modo geral é um sistema muito popular e que existe há muito tempo. Para entender melhor como de fato é seu funcionamento e o que significa, vamos explicar os tópicos mais importantes. Acompanhe a seguir!

O que é a Bolsa de Valores?

Apesar da maioria das pessoas já ter ouvido falar sobre ela, ainda existem muitas dúvidas sobre o que de fato é a famosa Bolsa de Valores. Então, para entender: a Bolsa de Valores é um mercado financeiro, que organiza a negociação de várias ações, sejam elas de empresas ou através de valores imobiliários. Espalhadas por todo mundo, ela é mediadora de investimentos feitos através de empresas que estão em alta ou também dos prejuízos que a mesma pode obter ao longo de um período.

Aqui no Brasil, o Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) é considerado um dos principais mercados de negociação sobre as ações de empresas que possuem capital aberto no próprio país.

Como funciona a Bolsa de Valores?

Parece complicado, e no começo pode parecer difícil o entendimento, mas é simples o seu funcionamento. Na Bolsa de Valores você irá comprar ações de uma determinada empresa, ou seja, você compra uma porcentagem que é avaliada a partir de quanto essa mesma empresa oferece para investimento. Assim, você passa a ser dono dessa mesma empresa através dessa porcentagem comprada em ações, e é em cima desse valor que você terá seus juros rendidos a depender da oscilação e variações desse mercado econômico.

Na prática, um exemplo é: Você comprou 1% da ação de uma empresa, e isso tem o valor na prática de R$5.750,00. Nesse mesmo ano, a empresa teve um lucro acima da média, você passa a ganhar 1% em cima desse valor, e assim acontece seu rendimento. Porém, o contrário também pode ocorrer, então caso a empresa esteve em baixa por um período, você pode perder 1% em cima do valor investido.

A questão é que para muitas pessoas que são novas no assunto, existe um pensamento de que é fácil enriquecer com a bolsa de valores. Há também aquelas que ficam receosas por acreditarem ser uma área do setor financeiro com muitos escândalos relacionados a manipulação do dinheiro feito pelo investidor. Mas a verdade é que é um sistema com riscos como qualquer outro investimento. E para evitar prejuízos é preciso buscar orientação profissional e conhecer seu perfil de investidor, e saber que é uma aquisição para ser feita de médio a longo prazo. Além disso, é um sistema financeiro de extrema importância econômica por todo o mundo. Dessa forma existem leis de regulamentação e uma fiscalização constante para evitar que qualquer tipo de fraude aconteça.

Como investir na Bolsa de Valores?

Para fazer seu investimento é preciso apenas de uma instituição financeira que trabalhe como corretora e fazer o acompanhamento pela internet. Afinal, hoje em dia tudo é tudo feito de forma eletrônica! A própria empresa que fizer a consultoria te dará o acesso à Bolsa de Valores online.

Para mais dicas e informações sobre o mundo das finanças, navegue pelo nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados