O QUE É RENDA VARIÁVEL?

Sendo uma das formas de investimentos mais controversas, a ideia de investir em uma renda variável causa algumas polêmicas e conflitos. Isso por que algumas pessoas acreditam que é uma maneira de ter ganhos financeiros com resultados rápidos enquanto uma outra parcela de pessoas afirmam ser um tipo de aplicação muito arriscada. Mas afinal de contas, o que é a renda variável e como ela funciona?

Ao contrário da renda fixa, é um investimento que não acontece de forma a trazer tanta segurança para quem está depositando seu dinheiro. Dessa forma, é uma aplicação um tanto instável em relação às suas constantes alterações de valores. Isso acontece porque os produtos ligados ao rendimento desse tipo de investimento estão relacionados aos números que oscilam com muita facilidade. Esses números são, por exemplo, PIB, inflação, taxas de juros, câmbio, cenário político nacional e estrangeiro e políticas econômicas.

Entretanto, apesar desse diferencial e de ser inconstante, pelo fato dessas mudanças acontecerem drasticamente, o seu ganho pode sim ser um fracasso, mas também pode ser extremamente lucrativo. A renda variável é um tipo de investimento que precisa ser arriscado e é possível ser feito por todo mundo, basta você entender com o que está lidando e isso acontece quando você conhece e cria sua própria estratégia, baseado no estudo de resultados que foram positivos. Por isso é muito importante conhecer bem e estudar finanças para conseguir ganhar mais dinheiro com segurança e ter altos lucros em investimentos rentáveis.

Como investir em Renda Variável?

Digamos que você tenha perdido o medo e decidiu apostar na renda variável. Para fazer seu investimento existem dois caminhos diferentes:

Primeiro é através da bolsa de valores e o outro é por meio dos fundos de investimentos. Ok, mas como funciona cada um? Simples!

Investimento através de fundos: você investe diretamente em produtos financeiros. Por exemplo, você compra parte de um determinado produto e aguarda o rendimento do mesmo a partir das taxas e juros oferecidas.

Bolsa de valores: você adquire diretamente com o mercado que negocia ações. Dessa forma também é possível comprar títulos emitidos por empresas pública, privada ou ambas e normalmente o investimento é feito com o acompanhamento de um analista.

É muito importante destacar também que a renda variável é um um bom investimento por ser considerado flexível. Isso significa que você pode investir a longo ou curto prazo, e com curto prazo queremos dizer com expiração até no mesmo dia. Por isso, suas vantagens em relação aos rendimentos com retornos financeiros generosos são algo para se avaliar e correr o risco da desvantagem que acontece por conta da oscilação de valores dos produtos financeiros. Mas novamente, traçando uma estratégia é possível render muito mais do que perder.

Quais tipos de investimentos existem?

Na renda variável, os tipos de investimentos acontece pela seguinte forma: Ações, Fundo de Ações, Fundos Imobiliários, Derivativos, Commodities e produtos agrícolas. Para cada produto financeiro existirá um risco, valor e forma de investimento diferente. E caso queria realizar a aquisição, você precisa encontrar uma instituição financeira que trabalhe com esse tipo de serviço, além de um analista ou consultor que te auxilie durante o rendimento do valor investido. Também é preciso estar ciente de que todas as pessoas que optam por investir em renda variável precisa declarar o imposto de renda anualmente.

Para mais informações e dicas sobre o mundo dos investimentos navegue em nosso site e acompanhe nossos textos. Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados