CORRETORAS DE VALORES – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

O termo é bastante usado, e em geral, mesmo quem não está tão inserido no universo financeiro pode ouvir falar com frequência sobre Corretoras de Valores. No texto de hoje vamos te explicar em detalhes e você irá saber tudo sobre o assunto.

O que são?

Uma corretora de valores é uma instituição financeira responsável por investimentos. E diferentemente de outras, como um banco, não oferece serviços comuns como por exemplo cartão de crédito, financiamento, pagamentos de contas, etc. É um local onde você irá para ter um serviço que funciona como mediadora entre as compras e vendas de títulos, papéis de ações entre outros produtos relacionados a investimento financeiro.

Um exemplo de investimento que precisa da intermediação das corretoras de valores, por exemplo, é o Tesouro Direto. E para que esse programa e tantos outros de investimentos financeiros sejam mediados por uma, é preciso que a instituição seja autorizada pelo Banco Central e fiscalizado através da Comissão de Valores Mobiliários, o CVM.

Como funciona?

Basicamente as corretoras de valores funcionam da seguinte forma: é um serviço que disponibiliza diversos tipos de produtos financeiros que têm em comum o objetivo de que seja um lugar de investimento de dinheiro com as mais variadas formas de rendimento. É onde você pode escolher qual programa, título, modelo, valor, tudo sobre sua aquisição.

Sendo assim, uma corretora de valor serve para mediar sua compra de fundos de ações, CDB’s e títulos do Tesouro Direto, etc. Além disso, a corretora te orienta sobre qual é a melhor estratégia de investimento baseado no seu perfil financeiro. Dessa forma durante o prazo em que seu dinheiro estiver rendendo você vai ter todo o amparo profissional que precisa para entender esse percurso. Assim, tendo orientações dessas instituições você fica muito mais seguro podendo ter rendimentos maiores e ganhar muito mais dinheiro.

Afinal, vale a pena investir através de uma corretora?

Essa é uma das perguntas mais importantes a serem feitas, por que no fim das contas, é através da corretora que seu dinheiro estará guardado e rendendo durante um tempo. Dessa forma, é necessário saber se vale realmente a pena fazer esse investimento.

Primeiro, a diferença entre uma corretora e um banco, por exemplo, está relacionada às taxas impostas por cada um. Na maioria dos casos, os banco por serem redes maiores do que as corretoras exigem taxas bem maiores, e nem sempre com a mesma orientação profissional de uma corretora, uma vez que ela é um espaço dedicado especificamente para o seu investimento. Além disso, disponibiliza produtos muito mais variados se comparado com outras instituições financeiras e em alguns casos, a possibilidade de investir em mais de um modelo de título, é uma vantagem benéfica para seus rendimentos.

Como abrir conta em uma corretora de valores?

É simples! Primeiramente você precisa encontrar uma corretora que atenda às suas necessidades e sonhos. Uma dica é que o site do Bovespa disponibiliza uma lista com corretoras de valores habilitadas pelo Banco Central para fornecer esse tipo de serviço. Vale a pena também pesquisar no próprio Google e buscar por análises em canais de finanças no Youtube. Depois que escolher a corretora que melhor se encaixa em seus objetivos, basta abrir sua conta e transferir o dinheiro que pretende investir. Procure sempre orientação profissional para os produtos financeiros onde pretende aplicar seu dinheiro.

Para mais dicas sobre finanças e investimentos acompanhe nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados