5 FONTES DE DINHEIRO QUE VOCÊ TEM E NÃO SABIA

Veja a seguinte situação e pense se já aconteceu com você. Você está tranquilamente em sua casa organizando uma gaveta. De repente retira um livro, que escorrega da sua mão e cai aberto. Para sua surpresa havia uma nota de cinquenta reais dentro do livro! Pode não ter acontecido exatamente isso com você, mas com certeza já aconteceu de você encontrar um dinheiro perdido. Seja no bolso de uma calça que estava pra lavar, atrás do sofá, etc. E aposto que você se lembra muito bem da incrível sensação de chegar à sua mão um dinheiro que você não estava esperando, mesmo que fossem meros dois reais.

A boa notícia é que não precisamos ficar literalmente escondendo dinheiro pelos cantos da casa para presentear nosso eu do futuro, caso esse eu tenha a sorte de encontrar por acaso o dinheiro. Podemos nos planejar para ter pequenas fontes de dinheiro ”secretas”, e também podemos fazer uma boa análise para encontrarmos em nossa casa alguns dinheiros escondidos. No texto de hoje traremos algumas dicas de dinheiros secretos que certamente você tem na sua casa e não sabia!

O famoso CPF na nota fiscal

Hoje em dia é uma prática muito comum, mas ainda há pessoas que não cadastraram seu CPF para poder incluí-lo nas notas fiscais das compras. Pense em cada compra que você faz, das maiores às menores. Cada ida à padaria, farmácia, supermercado, etc. Se em cada pequena compra cotidiana você der seu CPF, uma porcentagem vai retornar para você. Dessa forma, acumulando durante meses ou anos, você pode se surpreender com um valor inesperado apenas esperando que você faça o saque.

Entretanto, caso você já tenha cadastrado o CPF e utilize sempre, vale a pena dar uma conferida. Pode ser que já exista um bom dinheiro lá que você nem se lembrava!

Milhas no cartão de crédito

Muitas pessoas consideram o cartão de crédito o maior vilão da vida financeira de uma pessoa. Entretanto nós podemos pensar no cartão de crédito como uma ferramenta, que pode ser bem ou mal utilizada. Muitas pessoas criam pavor do cartão de crédito devido ao acúmulo de dívidas e a estarem presas à bola de neve do rotativo do cartão. Mas há formas inteligentes de utilizar um cartão de crédito a seu favor.

Um exemplo são os programas de fidelidade dos bancos que podem fornecer pontos a cada compra que você faz. Esses pontos podem ser trocados por milhas aéreas através dos programas de praticamente qualquer companhia aérea. Dessa forma você poderá ter o benefício de conseguir ótimos descontos em viagens, ou caso você tenha uma mente focada em enriquecer, você pode usar a plataforma do MaxMilhas para vender as suas milhas! Isso mesmo, existe a possibilidade de vender suas milhas e transformar os pontos que você já obteve ao fazer compras essenciais no cartão de crédito em dinheiro vivo!

Vender coisas que não utiliza ou não precisa

Como já dissemos em outros textos, todos nós temos algo em casa que não utilizamos mas que alguém gostaria muito de adquirir. Podem ser roupas, livros, móveis, etc. Faça uma faxina na sua casa e observe quantos itens você tem que não utiliza a meses ou anos. Talvez sejam coisas que você nem se lembrava que tinha.

Para peças de vestuário como roupas, sapatos e acessórios como jóias e anéis, vale aquela regra: se você não utilizou nenhuma vez nos últimos 12 meses, trate já de se livrar disso! É possível coletar diversos itens e promover um bazar em sua casa ou mesmo montar um brechó online e ganhar dinheiro sem sair de casa!

Há itens muito valiosos também como livros que você já leu e não pretende reler, jogos de videogame que não joga há anos, alguns itens colecionáveis, etc. Muitas pessoas que colecionam essas coisas pagariam um bom dinheiro por diversos itens que com certeza você pode ter na sua casa. Agora cabe a você fazer uma avaliação e considerar se prefere continuar com itens que não utiliza, ou se vale a pena vender e obter um dinheiro para investir em seu futuro.

Veículo parado na garagem

Vamos supor que você tem um carro ou uma moto que durante algumas horas do dia você não utiliza. Por exemplo, suponha que você trabalha em uma empresa das 8h às 18h e que todo esse tempo seu carro fica parado na garagem pois você vai trabalhar de bicicleta e utiliza o carro mais aos fins de semana. Se a sua situação é semelhante, saiba que você está perdendo a oportunidade de aumentar sua renda!

Já pensou que você poderia alugar o seu carro para alguém de confiança utilizar durante esse período? Pode ser que alguém que você conhece quer trabalhar como motorista de aplicativos mas não tem um carro. Considere se existe a possibilidade de você alugar por um determinado valor seu carro à pessoa e bingo! Durante as horas que você não utiliza seu carro ele vai estar gerando dinheiro para você. Esse é o pensamento da mente rica, imaginar maneiras inusitadas de fazer dinheiro!

Refinanciamento de imóveis

Muitas pessoas que pagam longos financiamentos de imóveis, às vezes um financiamento que irão pagar por 30 anos, se esquecem de acompanhar as oscilações das taxas de juros. Essas taxas caíram bastante nos últimos anos. Ok, mas o que isso significa?

A dica aqui é a seguinte. Se você está pagando um financiamento já há alguns anos, certamente a taxa de juros que você está pagando não está atualizada. Dessa forma, se os juros caíram, pode ser vantajoso para você fazer o refinanciamento do seu imóvel ou o refinanciamento do seu automóvel com uma outra instituição. É possível que com a atualização da taxa de juros você consiga reduzir o valor das parcelas, pois com a redução dos juros os empréstimos tendem a ficar mais baratos!

O ideal é você fazer simulações com várias instituições para ver se no seu caso específico seria mais vantajoso. Lembre-se que sempre que você gasta um dinheiro a mais sem necessidade você está desperdiçando a oportunidade de ter esse dinheiro investido em títulos ou ações de alta rentabilidade!

Considere as possibilidades dentro da sua realidade

Avalie bem qual é a sua situação atual. Talvez nenhuma das dicas acima possam se aplicar a você, mas será que há uma forma de adaptá-las à sua realidade? Ou pode ser que todas elas se apliquem ao seu caso! Cabe a você analisar. A ideia é pensarmos fora da caixa!

Esperamos que com essas dicas você tenha inspiração para pensar em formas de transformar coisas que estão inertes e sem uso em oportunidades para levantar um dinheiro extra! Ah, e a dica de ”esconder” um dinheiro para o seu eu do futuro encontrar de repente também vale para quem achar que é uma boa ideia!

Para mais dicas práticas acompanhe nossos outros textos!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados