100 REAIS POR MÊS: 10 DICAS PARA ECONOMIZAR E INVESTIR

A economia doméstica é bastante associada a uma prática de administração do orçamento doméstico. Além disso, é algo que é representado pela soma dos serviços oferecidos dentro de um determinado país. Assim, todas as movimentações que fazemos comprando, consumindo e viajando é uma movimentação da economia doméstica.

A ideia de economizar dinheiro nesse caso, está relacionada a adaptação da realidade financeira de cada pessoas, porém existem algumas práticas que podem auxiliar na hora de pôr em prática esse investimento. Separamos para você algumas dicas de como isso pode ocorrer.

Muitas pessoas tem dificuldades para economizar e geralmente terminam o mês no vermelho. Para facilitar, nós trouxemos 10 dicas para te ajudar a economizar um valor pequeno: apenas 100 reais por mês. Mas não se engane! Pode parecer pouco mas 100 reais por mês economizados ao longo de anos e colocado em bons investimentos podem render uma fortuna! Confira abaixo nossas dicas!

Objetivo

O primeiro passo para obter sucesso na hora de guardar dinheiro é ter claro todos os seus objetivos e motivos para que esse dinheiro seja poupado. E um dos conselhos de vários educadores financeiros é “dar nome ao dinheiro”. Isso faz com que você consiga vincular com mais facilidade o seu sonho da prática de guardar esse dinheiro mensalmente.

Hora do almoço

É muito comum as pessoas aproveitarem o horário do almoço para comer em algum restaurante próximo ao trabalho. Principalmente entre quem trabalha em horário comercial em grandes centros urbanos. Estima-se que em média 25% do salário dos trabalhadores é gasto em alimentação antes mesmo do pagamento ser debitado em conta. Se organize para levar comida, para que você tenha controle financeiro e possa poupar, para guardar dinheiro. Avalie se você tem tempo para preparar marmitas para a semana e veja o quanto irá gastar para isso. É possível que você economize um bom dinheiro dessa forma.

Caso não seja possível preparar o almoço para levar ao trabalho, pesquise entre os restaurantes próximo ao seu trabalho se eles possuem algum tipo de convênio com empresas locais ou mesmo se é possível fechar um pacote obtendo desconto para almoçar todo dia lá.

Lista de compras

A dica anterior interfere diretamente nessa, pois para que você consiga poupar dinheiro levando uma boa refeição para o trabalho, é indispensável que o mercado seja feito da forma mais organizada possível. Antes de ir às compras, confira os produtos que precisa comprar. Faça sempre uma lista de compras, calcule a quantidade de coisas que você utiliza durante um mês para que não seja preciso gastar mais dinheiro em um imprevisto. Dessa forma, você economiza e pode usar esse dinheiro para fazer investimentos.

Sem privações, mas com auto-controle

Aquele jantar durante a semana que tem acontecido com frequência? Bom, eles precisam entrar numa rotina junto com a sua vida financeira. Manter esse hábito é saudável, mas não perder o controle sobre ele também, pois é dessa forma que é possível poupar o dinheiro e guardar para um plano maior.

Você não precisa privar-se de sair para jantar em um lugar diferente. Entretanto, o hábito de comer fora de casa sempre sai mais caro pois há gastos com locomoção, estacionamento, taxa de entrega, etc. Sem contar que tudo sai mais barato quando preparamos nós mesmos em casa. É bom considerar tudo isso e entrar em um acordo consigo mesmo e com quem costuma sair para comer com você. Talvez seja interessante estipular quantas vezes por mês vocês sairão para comer fora, e qual o limite de dinheiro que poderá ser gasto. Fazendo dessa forma, você terá mais controle sobre suas finanças sabendo o quanto vai gastar, o quanto vai economizar, e sem precisar abrir mão de fazer o que gosta.

Desapego

Você pode não ter pensando sobre isso, mas desapegar de roupas e objetos que não cabem mais na sua rotina pode ser algo que te traz um retorno financeiro! Sites como Mercado Livre, Enjoei, OLX são muito eficazes para vender objetos que você não usa mais. Dessa forma você pode transformar objetos parados em dinheiro para investir no seu futuro ou mesmo sair das dívidas.

Pague a si mesmo

Há muito tempo tem se falado de boletos para pagar a si mesmo, inclusive vários bancos digitais incluíram essa função para que o cliente possa gerar seus próprios boletos. A ideia é que criar o hábito de ter responsabilidade com o fato de você investir em algo que está querendo mas depende de poupar dinheiro por um tempo para conseguir.

Essa dica é bem simples na prática: basta criar ”boletos” para si mesmo e pagar rigorosamente todo mês. Por exemplo, crie boletos para si mesmo no valor de 100 reais e pague todo mês como se fosse uma das despesas mensais. Isso funciona muito bem pois nós temos o costume de pagar boletos, mas não o de investir em si mesmo. Dessa forma, driblamos esse fato e conseguimos poupar um valor todo mês!

Apoio dos amigos

Utilize uma rede de apoio para poder te lembrar todos os meses desse compromisso com você mesmo, mesmo que more sozinho. Conte a amigos sobre seus investimentos e planos para que eles não deixem que você não cumpra com essa obrigação. Isso ajuda a você cumprir por si mesmo, pois ninguém quer ser cobrado não é mesmo?

Mas não é pouco?

Muita gente tem dificuldades para poupar e investir, independente do valor. Quando é um valor relativamente baixo, as pessoas tendem a gastar com qualquer coisa e acabam perdendo boas oportunidades. Muitas vezes achamos difícil poupar 100 reais por mês, mas podemos gastar 100 reais em uma noite sem nem mesmo perceber.

Entretanto, se pouparmos apenas 100 reais por mês, ao final de um ano teremos R$1200, o que é mais que um salário mínimo nos dias de hoje. Ou seja, ao final do ano é como se recebessemos um décimo-quarto salário! E quem é que não gostaria disso, não?

Persistência

Entender o passado é importante para saber como prosseguir no futuro. Isso porque, provavelmente você já tentou fazer alguns investimentos antes e pode não ter dado certo em alguns momento. Porém, entender os erros para não repeti-los é imprescindível.

Se outras vezes você falhou ao tentar poupar e investir, não desista agora! O mais importante é criar o hábito de poupar, independente do valor. Comece com 30 reais mensais, e quando se tornar um hábito vá aumentando aos poucos de acordo com sua renda e objetivos. Quando você menos perceber já terá se tornado um poupador profissional!

Transporte

Uma das formas de economizar dinheiro também é organizando a forma como você se movimenta pela cidade, atualmente os carros particulares é algo que demanda muito das nossas finanças. Entender quando é necessário pegar ônibus, quando pode ir de bicicleta, por exemplo, ou quando é necessário pegar um carro particular, faz com que sua economia aumente pelo menos 15% e com isso consiga poupar mais dinheiro.

Calcule o quanto você gasta com transporte mensalmente e analise as possibilidades. É possível economizar deixando o carro na garagem e indo de Uber ou mesmo de ônibus? É possível fazer tudo o que você precisa usando bicicleta? Há colegas de trabalho morando próximo que aceitariam dividir uma carona? É possível economizar dinheiro repensando a maneira como nos locomovemos pela cidade!

Para mais dicas de economia doméstica navegue pelo nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados