Cartões

CANCELAR O CARTÃO DE CRÉDITO – 6 DICAS IMPORTANTES!

Independentemente de qualquer situação que tenha feito você mudar de ideia em relação ao seu cartão de crédito, se agora deseja cancela-lo, calma! Primeiro você precisa saber algumas coisas importantes antes de fazer isso.

Cancelar ou bloquear, qual a diferença?

Bloquear suspende por tempo “indeterminado” a atividade do cartão. Não desvincula o cliente da agência e ele pode ser desbloqueado a qualquer momento, através da agência física, ligação ou como alguns cartões oferecem, através de aplicativos bancários. Por sua vez, o cancelamento inativa o cartão definitivamente, ou seja, desliga o cliente do banco.

Parcelamento ou saldo devedor

Antes de cancelar seu cartão é importante que você dê uma olhada nas suas faturas. Se estiver com dívida ativa ou parcelamento, você não conseguirá cancelar o seu cartão. E se por algum motivo você conseguir cancelar seu cartão mesmo com a dívida ativa, ela não irá sumir, em algum momento você precisará pagá-la.

Renegociações ou pendências

Funciona como a questão da dívida ativa, se estiver em renegociação, não conseguirá cancelar o cartão até que quite a dívida. Entretanto se ainda assim quiser desativa-lo, o mais indicado é o bloqueio do cartão através do banco físico, ligação ou aplicativos.

Anuidade

Anuidade é um valor que corresponde à taxa de serviço cobrada pela agência bancária ou instituição financeira para garantir a qualidade do funcionamento do cartão. Algumas instituições cobram essa anuidade mensalmente mesmo que você não use o seu cartão, e se não forem pagos viram dívida. Então se você for cancelar o seu cartão, e esse for o seu caso, não conseguirá cancela-lo sem antes fazer o pagamento dessa anuidade acumulada. Vale lembrar que nem todo banco é assim, alguns só cobram anuidade se tiver o uso ativo. Há também os que não cobram nenhuma anuidade, como as fintechs, bancos digitais que usam a tecnologia para prestar serviços financeiros.

Cancelamentos

Não havendo pendências o cancelamento pode ser feito na agência física, através de ligação pelo SAC ou ainda por meio digital. Não esqueça, com o cancelamento é gerado um protocolo, você precisa guardar ele para que posteriormente você possa verificar se realmente foi cancelado o cartão, e para isso é necessário o número de protocolo. Após o cancelamento pode ser que ainda sejam enviadas faturas, se seu cartão de fato foi cancelado, elas devem ir zeradas, fique atento. Portanto lembre-se, apenas o titular do cartão poderá cancela-lo.

Descarte do cartão de crédito

Você só poderá descartar o cartão após o cancelamento e confirmação de cancelamento do seu cartão. Antes de descartar é necessário cortar o chip, pois ele contém todas as informações de compra, e mesmo o cancelamento inativando o cartão e impossibilitando novas compras, é bom se precaver.

Nem todo cancelamento de cartão de crédito é fácil. Portanto se é isso mesmo que deseja, resista a todas e quaisquer possíveis ofertas imperdíveis que possam ser feitas a você nesse momento.

Para mais dicas e informações sobre finanças acompanhe nosso site!
Até a próxima!

Editor - Equipe Enriqueça

Recent Posts

Paulista vende pack de pé e lucra muito com isso!

Na crise gerada nesse período pandêmico se tornou ainda mais comum a venda de fotos…

2 anos ago

COMO VENDER PACK DO PEZINHO E FATURAR 3 MIL DÓLARES POR MÊS

Já imaginou ganhar dinheiro vendendo fotos pela internet? Saiba que hoje em dia com o…

2 anos ago

WEBNAMORADA – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Com o avanço das tecnologias e a popularização da internet de alta velocidade, cada vez…

2 anos ago

BANCOS DIGITAIS: QUAIS OS MELHORES PARA 2022?

Hoje em dia cada vez mais os bancos tradicionais estão perdendo espaço para os bancos…

2 anos ago

JU BONDE RECEBE 300 MIL POR MÊS VENDENDO NUDES. SAIBA COMO VOCÊ TAMBÉM PODE!

Você sabia que é possível ganhar dinheiro na internet vendendo pack de conteúdo sensual? Você…

2 anos ago

CONTA NUBANK EM 2022 – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O BANCO DIGITAL

Nos últimos tempos houve no Brasil uma explosão de Fintechs, que são basicamente empresas que…

2 anos ago