PIX: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Nas últimas semanas muito tem se ouvido falar sobre o Pix, a nova função e ferramenta que diversas (se não todas) as instituições financeiras têm oferecido e divulgado. Apesar de toda a sua popularidade, seu lançamento oficial ainda não aconteceu. Entretanto já sabemos que é possível fazer seu cadastro para aproveitar essa funcionalidade e auxiliar nas suas transações financeiras. Por isso, separamos algumas informações importantes para você saber tudo que há de mais relevante a respeito do Pix.

O que é?

O Pix foi criado com o objetivo de realizar pagamentos da forma mais rápida possível, diminuindo consideravelmente o tempo em que isso acontece, incluindo o tempo em que as pessoas passam em filas lotéricas e instituições financeiras para realizar esse tipo de ação.

Os cadastros das chamadas chaves-pix já começaram no início de outubro. Para realizá-lo é necessário disponibilizar os dados do telefone, CPF, CNPJ e o e-mail. As movimentações acontecerão através de QR code ou através da própria chave cadastrada, e já tem sido muito comparada às outras formas de pagamentos, como por exemplo TED (Transferência Eletrônica Disponível) que até então, era considerada uma das formas rápidas de realizar pagamentos e depósitos.

A grande novidade também está no fato de que o novo sistema de pagamentos e transferências, irá funcionar através de uma carteira digital, facilitando o uso do débito! A ideia é tão visionária que empresas como a Enel, companhia de distribuição de energia elétrica correspondente a vários estados brasileiros tem firmado parcerias para impedir problemas como corte de energia, que era atrasadas muitas vezes pela demora em que o pagamento era debitado.

É seguro?

A nova ferramenta chegou para revolucionar! E apesar de seu lançamento acontecer só em novembro, várias instituições financeiras já haviam aberto a possibilidade do cadastro antes mesmo do início de outubro. Muitos usuários de bancos como Nubank, Banco Inter e Original, ao acessar a conta já se depararam com uma mensagem de alerta sobre a novidade. Entretanto o que chamou muita atenção foi a facilidade em realizar pagamentos e efetivar o cadastro. Isso levou muitas pessoas a questionarem o quão seguro será essa nova forma de movimentação.

Mas, para os especialista é de fato seguro seu uso, pois também será necessário uma senha bancária para efetivar qualquer ação de pagamento e transação financeira. Sendo mais seguro inclusive do que os próprios cartões, que disponibilizam um número de série, por exemplo, para realizar compras online. Além disso, caso seja verificado que existe alguma informação errada durante a transação o dinheiro pode retornar à sua conta! Ou seja, efetivando assim que a criação do Pix de fato veio para modificar a estrutura do setor financeiro.

Saques

Já em relação aos saques, segundo as informações do Banco Central, será possível realizar as movimentações a partir do segundo trimestre de 2021. Os saques vão poder acontecer em estabelecimentos comerciais através do QR Code ou chave cadastradas na carteira digital.

Agora, é só aguardar, o serviço que vai ser disponibilizado pelo Banco Central e terá sua circulação total a partir do dia 16 de novembro sendo gratuitos para pessoas físicas e funcionará 24 horas por dia. Enquanto isso, você pode ir adiantando seu cadastro através da instituição financeira que já é cliente.

Leia nosso guia sobre como se cadastrar no Pix clicando aqui.

Quer saber tudo sobre finanças e negócios? Acompanhe nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados