PIX: COMO FAZER SEU CADASTRO COM SEGURANÇA EM 3 PASSOS SIMPLES

Já fez seu cadastro no Pix? Não? Tem dúvidas sobre a segurança durante o cadastro? Vamos tirar essas dúvidas e te auxiliar com esse processo enquanto ainda não é disponibilizado totalmente as funções dessa ferramenta que pretende revolucionar as transações financeiras para clientes de diversos bancos.

O que é o Pix?

O Pix será uma possibilidade para quem quer fazer pagamentos, receber ou transferir de maneira rápida. O dinheiro irá cair na mesma hora e a plataforma irá funcionar 24 horas por dia. Assim, a ideia é que essa plataforma possa identificar a conta dos usuários usando o número de identificação que possa vincular o usuário a uma carteira digital, e isso pode acontecer através do CPF ou do CNPJ.

De forma prática, para a criação de uma chave Pix, que é o que te dará acesso para todas as movimentações, você precisará de alguma dessas informações: CPF, CNPJ, número de telefone ou e-mail. O local onde deve ser feito o cadastro da chave é através dos canais de acesso da sua conta em sua instituição financeira, e pode ser feito pelo aplicativo de celular, internet banking ou nas agências. Apesar de ser uma plataforma única para cada instituição o cadastro irá usar uma forma de divulgar e disponibilizar o cadastro. A chave irá ser confirmada através do número de celular ou e-mail cadastrado pelo usuário e inserida junto a seu cadastro do banco. Dessa forma, o acesso será disponibilizado toda vez que for efetuar alguma movimentação financeira, e no final será necessário o uso das senhas cadastradas que já estavam acostumados a usar.

Quem pode cadastrar?

Essa ferramenta é disponibilizada para todas as pessoas que desejam usar do serviço, a única questão é que todos os usuários devem ter uma conta bancária em alguma instituição financeira, pois seu cadastro e criação da chave pix serão diretamente vinculados à sua agência e conta dessa instituição, e através disso conseguirá movimentar sua carteira digital. Além disso, cada cliente poderá cadastrar até 5 chaves enquanto pessoa física e 20 chaves para um conta ligada a uma pessoa jurídica. Lembrando que essa instituição financeira poderá ser um dos bancos tradicionais ou até mesmo bancos digitais.

Apesar do serviços serem disponibilizados apenas a partir do dia 16 de novembro de 2020, desde o dia 5 de outubro já é possível começar a criação das chaves Pix. São mais de 650 instituições bancárias que já oferecem essa possibilidade criado pelo Banco Central. Entretanto esse cadastro ainda precisará ser confirmado após seu lançamento oficial, mas o usuário já terá sua chave para as movimentações.

Cadastrando sua chave Pix:

Passo 1:

Acesse sua conta na instituição financeira através do internet banking e vá até a opção de cadastro do Pix.

Passo 2

Forneça alguma dessas informações solicitadas, que serão seu número do CPF ou CNPJ, endereço de e-mail e número do telefone celular.

Passo 3

Em seguida, após a sua solicitação você irá receber um código chamado EVP, que é uma sequência alfanumérica (com números e letras) de 32 dígitos pelo Banco Central e a partir disso será disponibilizado um código QR Code para usar já com as informações do seu cadastro.

Pronto! Seu cadastro será confirmado e posteriormente você poderá utiliar todos benefícios e facilidades dessa nova ferramenta!

Para mais dicas e informações sobre tecnologia financeira acompanhe nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados