PLANEJAMENTO FINANCEIRO – ENTENDA O QUE É E COMO ELE PODE MUDAR SUA VIDA! – Parte 1

Muitas pessoas já ouviram falar e tantas outras gostariam de um planejamento financeiro para suas vidas, suas empresas, seus negócios ou mesmo sua família. Mas e você, sabe exatamente do que se trata este conceito? Vamos começar do início:

Planejamento financeiro é uma das ferramentas utilizadas na administração financeira. Consiste basicamente em um diagnóstico da atual situação financeira da pessoa ou da empresa, seguido de um estabelecimento de metas ou objetivos e o estudo de estratégias de caminhos para atingir tais metas.

Por sua própria definição, podemos perceber que o planejamento financeiro é algo dinâmico, pois a situação atual está em constante mudança e as possibilidades de caminhos que vamos testando para atingirmos objetivos podem se mostrar viáveis ou inviáveis. Dessa forma podemos nos deparar às vezes com a necessidade de adaptarmos nossas metas à realidade atual e de acordo com novas projeções.

Conforme um bom planejamento financeiro for se aplicando na prática, será possível poupar dinheiro, aumentar sua renda, sair das dívidas e do rotativo do cartão de crédito e ainda fazer investimentos de alta rentabilidade, muitas vezes tudo isso de uma só vez! Entretanto, não pense no planejamento financeiro como um investimento exclusivamente financeiro que vai te trazer apenas ganhos monetários ou materiais.

Pense no planejamento financeiro como uma ferramenta de amadurecimento e crescimento pessoal. Além disso, não pense ser algo milagroso com um único caminho simples e fácil, lembre-se que, como diria o filósofo, somente aquilo que nos desafia tem o poder de nos transformar!

Todo planejamento financeiro pode te proporcionar duas coisas básicas porém essenciais para mudar a sua vida: direcionamento e significação! Mas nada vem de graça, pois em troca você vai ter que empregar e desenvolver duas habilidades que para muitas pessoas pode ser uma tarefa árdua: disciplina e honestidade.

Direcionamento

Toda ação financeira deve ter uma direção, estar de acordo com o caminho traçado por suas estratégias e alinhado às suas metas. Toda ação, como compras, empréstimos, investimentos, saques, etc, devem estar orientadas e coordenadas de acordo com seus planos e sonhos.

Exemplos de exercícios de Direcionamento:

  • O quanto essa compra vai me deixar mais distante ou mais próximo de meu objetivo?
  • Qual o melhor investimento para fazer esse ano?
  • Dentro de minha estratégia é preferível utilizar cartão de crédito ou débito?
  • Qual fintech oferece os benefícios que mais se alinham às minhas metas?

Significação

Quer dizer aquilo que tem sentido, significado. Toda ação financeira deve ter uma importância, um valor, um novo significado em seu cotidiano e dentro de seus planos. Entenda que nenhuma ação é isolada, temos que compreendê-las sempre dentro de um grande conjunto de ações que compõe nossa vida.

Exemplos de reflexões sobre Significação:

  • É realmente necessário comprar essa roupa cara nesse momento?
  • Quantas horas precisei trabalhar para juntar esses 100 reais que estou prestes a gastar?
  • Quais gastos mensais são essenciais e quais são dispensáveis?
  • Vale a pena eu perder um fim de semana com minha família para ficar trabalhando no escritório?

Os exemplos acima são exercícios de reflexão que devemos praticar cotidianamente e que não se limitam exclusivamente ao aspecto monetário de nossas decisões. Quando falamos em metas e objetivos, estamos falando de sonhos. Certamente seu sonho pode ser trocar de carro, comprar uma casa própria ou mesmo conseguir a tão sonhada independência financeira. E tudo isso demanda um bom planejamento financeiro!

Quando temos que nos decidir entre passar o fim de semana trabalhando ou passar o fim de semana com a família curtindo momentos de lazer, não podemos considerar apenas o aspecto financeiro dessa decisão. Precisamos considerar que a vida é única e não sabemos como será o amanhã!

Quem tem um bom planejamento financeiro não precisa ficar preso em dilemas como esse, porque com um bom planejamento você vai saber exatamente o quanto vai ganhar, quantas horas livres terá durante a semana e o mais importante: vai poder se permitir a quebrar regras! Sair do planejamento é algo que faz parte do plano! Todo planejamento deve conter essa flexibilidade para que você possa trocar um dia de trabalho por um dia de lazer, se permitir a comprar algo supérfluo sabendo que isso não vai impactar em sua economia mensal e saber que pode ficar tranquilo independente da época do ano porque sabe que seu dinheiro está bem aplicado em investimentos seguros e de alta rentabilidade!

Para ler a segunda parte desse texto clique aqui: PARTE 2

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados