9 DICAS PARA CONSEGUIR DESCONTOS + 2 ESTRATÉGIAS BÔNUS

Como diria o filósofo: ”Se não comprarmos nada, o desconto é ainda maior!” Isso é uma verdade. Entretanto não precisamos nos privar de tudo caso a gente queira poupar e investir. O segredo não é viver uma vida de privações para acumular dinheiro, mas sim fazer boas escolhas e usar bem o nosso dinheiro!

Sempre que decidir que uma compra é necessária, o negócio é fazer essa compra da melhor maneira possível. A seguir traremos um guia com as melhores estratégias para conseguir descontos e poupar seu dinheiro. Começaremos pela mais óbvia.

Pergunte pelo desconto

Parece óbvio, mas muitas pessoas deixam passar a oportunidade de gastar menos dinheiro simplesmente por não negociarem o valor da compra. Algumas pessoas ficam constrangidas e sentem vergonha de pedir um desconto. Outras, o que é pior, preferem não pedir desconto para não parecer ter menos dinheiro do que realmente tem, o que é uma grande besteira. Até mesmo milionários negociam descontos em todas suas compras. Esse é um hábito comum da mente rica.

Pense bem, quanto vale o seu dinheiro? Quantas horas você precisou trabalhar para fazer esse dinheiro que vai gastar? Talvez até mesmo tenha trabalhado por horas em um trabalho que nem te satisfaz tanto. Portanto, dinheiro suado tem que ser valorizado! Deixe a vergonha de lado, valorize seu suado dinheiro e negocie o valor de toda compra que fizer.

A maioria das lojas já colocam um valor acima no produto sabendo que muitos clientes pedem descontos. Dessa forma eles já tem uma margem para negociação. O ideal é sempre conseguirmos um desconto maior do que a loja pretende conceder.

Contudo, não cometa o seguinte erro:

(você) – Tem desconto?
(vendedor) – Infelizmente não podemos dar desconto.
(você) – Ah, ok!

Esse é o roteiro que muitas pessoas seguem para gastar mais dinheiro e se enrolar no rotativo do cartão de crédito. Existem maneiras mais inteligentes de negociar o valor de uma compra. Para começar: nunca pergunte ”tem desconto?” O vendedor pode simplesmente dizer que não. Mude a sua abordagem e pergunte ”Quanto é o desconto?” dando a entender que você já sabe que existe um potencial desconto e que você é um negociador, não um mero consumidor passivo. A seguir vamos falar de duas estratégias diferentes que você poderá usar em situações distintas.

Primeira compra

Se for a sua primeira compra na loja, use isso a seu favor! Chegue para o vendedor, aquele melhor e mais simpático vendedor que ainda está firme em não te dar mais descontos e diga o seguinte:

”Poxa, eu gostei bastante aqui da loja e essa será minha primeira compra. Bora dar mais um descontinho aí pra fidelizar o cliente! Já mandei algumas fotos de seus produtos aqui para umas pessoas e elas adoraram! Com certeza viriam comigo numa próxima visita! E aí? Vamos fidelizar um novo cliente?”

Quando você já for cliente

No caso de você já ser cliente da loja não faria muito sentido você utilizar exatamente a mesma estratégia anterior. Mas você ainda pode usar isso a seu favor! Você pode conduzir a conversa com o vendedor dessa forma:

”Olha, eu já sou cliente de vocês há bastante tempo e gosto de manter essa relação com as lojas de minha preferência. Entretanto eu pesquiso bastante antes de comprar e percebi que as lojas concorrentes oferecem muitas vantagens para clientes novos a fim de fidelizá-los. Quais benefícios vocês oferecem em termos de desconto para um cliente como eu que já compro com vocês há tanto tempo?”

As duas estratégias acima são muito efetivas. Uso há anos e comigo sempre funcionaram nem que seja pra conseguir aqueles 5% de desconto a mais, fora os outros descontos já obtidos ao usar todas estratégias desse texto juntas.

Mas antes mesmo de aplicar uma das abordagens acima, é importante primeiramente chegar na pessoa certa!

O melhor vendedor

Sempre que chegar em uma loja, aproxime-se de alguém que trabalha no local e diga:

”Olá! Estou fazendo uma pesquisa nas lojas locais pra poder fazer uma compra. Você pode me ajudar? Eu gostaria de saber qual é o melhor vendedor aqui da sua equipe”

Caso esse melhor vendedor não seja justamente a pessoa que você abordou, ela irá te apontar o melhor vendedor da loja e é nele que você irá. O melhor vendedor, mais simpático e mais comprometido com a loja, quer fazer vendas e subir na carreira. Ele irá se comprometer a negociar com você por duas horas se for necessário. Ele com certeza quer mostrar um bom serviço aos seus superiores e mostrar que ele consegue fechar boas vendas com bons clientes.

Pelo contrário, o mau vendedor, aquele vendedor antipático, com cara de que não aguenta mais trabalhar, com certeza vai te dispensar o quanto antes e não vai querer negociar. Ele não vai levar tão a sério esse importante momento da negociação, pois não tem muito comprometimento com sua equipe e com a loja.

Essa é a importância de negociarmos com bons vendedores. Afinal, são com esses vendedores que teremos a possibilidade de conseguir bons descontos e sair da loja com o produto e com dinheiro no bolso pra poder investir. Essa deve ser a mentalidade da pessoa que quer enriquecer.

Pesquise

Jamais faça uma compra sem ter feito antes uma boa pesquisa em todas as lojas da sua região que trabalham com o mesmo produto ou serviço. Utilize todos recursos que dispomos hoje: internet, redes sociais, telefone, e se precisar vá pessoalmente de loja em loja conversar com os vendedores.

Não se esqueça de botar tudo na ponta do lápis, literalmente. Vá sempre com papel para anotar todas informações relativas à negociação, ou anote no celular. É importante manter esse controle pois pode dar trabalho toda essa pesquisa, mas vale muito à pena pois é possível economizar muito dinheiro dessa maneira.

”Leilão” entre lojas

Uma das vantagens de manter uma espécie de planilha com preços e benefícios que cada loja oferece é que você pode promover uma espécie de ”leilão” entre as lojas para decidir com quem irá fechar negócio.

A cada nova loja que você entrar ou telefonar, informe sobre suas pesquisas e passe informações como: ”A loja A e a loja B me ofereceram o desconto X e os benefícios Y. O que vocês podem me oferecer para que eu feche negócio com vocês e não com eles?” E depois que passar por todas as lojas, repita o processo com aquelas que foram as mais interessantes.

Talvez não seja sempre possível praticar essa estratégia para todas as compras que fizer. Se você vai comprar um único pneu para seu carro, talvez não consiga grandes descontos entre as lojas, mas se você vai comprar um carro zero pagando à vista, aí sim você verá que a diferença de preços aplicando essa estratégia pode chegar a mais de 5 mil reais de uma concessionária para outra.

Internet

É sempre importante lembrarmos das facilidades que a era digital nos proporciona quando pensamos em pesquisa de preços. Hoje não precisamos necessariamente rodar a pé ou de carro pela cidade inteira comparando preços e usando a estratégia do leilão. Podemos usar a internet para isso fazendo amplas pesquisas.

Em poucos cliques o próprio Google já te oferece uma plataforma que compara todos os preços do produto que você pesquisou, já indicando quais são mais baratos considerando valor do frete, prazo para entrega, etc.

Loja online vs Loja física

Outra estratégia que pode te fazer economizar dinheiro é você fazer a pesquisa na internet, e ao encontrar o produto que você quer no menor preço possível você imprime e leva às lojas físicas. Diga que você pretende comprar esse produto e que pela internet encontrou uma boa oferta, e questione: ”Vocês tem condições de cobrir essa oferta para que eu feche a compra com vocês?”

Muitas lojas ficam relutantes ou mesmo não tem condições de cobrir o preço da internet de um produto que muitas vezes será enviado direto do estoque ou da fábrica, mas não custa tentar!

Desinteresse

Pode parecer estranho, mas algo que pode ser efetivo ao negociar descontos é não parecer tão interessado na compra. Não demonstre muito interesse, pois o vendedor vai saber que é uma venda garantida e usará isso contra você. Afinal, ele não vai precisar te convencer a comprar. Não precisa menosprezar o produto, a loja e muito menos o vendedor, dessa forma você só irá conseguir a antipatia do vendedor e da loja. Busque a postura neutra.

BÔNUS: 2 estratégias para um desconto progressivo

Estratégia 1

Após negociar um pequeno desconto com o vendedor e ele chegar em um ponto onde não consegue baixar mais o valor, pergunte gentilmente: ”Vamos conversar com o gerente da loja pra ver se ele consegue mais um descontinho pra gente?”

Caso o vendedor diga que o gerente não está, diga que você espera sem problemas. Geralmente é nesse momento que o gerente surge.

Consiga mais um descontinho com o gerente usando as estratégias daqui, e quando ele não puder baixar mais o valor, sugira gentilmente: ”Vamos então lá no sistema ver quanto ele consegue de desconto pra gente?”

Peça para o gerente tentar um desconto pelo sistema e bingo! Provavelmente irá conseguir mais um descontinho. E somando essas três etapas, provavelmente você conseguirá um bom desconto no valor final da compra.

Estratégia 2

A segunda estratégia funciona por etapas como a primeira, mas aqui é na hora do pagamento. Sabemos do seguinte:

  • Comprar à vista no crédito sai mais barato que parcelado
  • Comprar à vista no débito custa menos para loja, pois geralmente eles pagam uma taxa menor para a administradora do cartão
  • Pagar no dinheiro vivo sai ainda mais barato pois a loja não paga taxa nenhuma para administradora e ainda terão dinheiro vivo em caixa

Tendo isso em mente, inicie a negociação do pagamento à vista no crédito, para conseguir um valor menor do que se fosse parcelado no crédito. Após o desconto, sugira que você pode pagar à vista no débito caso eles possam conceder um descontinho. Em seguida, coloque a possibilidade de pagar no dinheiro vivo caso eles concedam mais um desconto.

Após essas etapas e depois de ter baixado bastante o valor, agradeça e diga que vai deixar registrado em sua planilha de pesquisa esse ótimo preço que eles conseguiram. Saia da loja para continuar pesquisando ou para tomar um café e retorne mais tarde ou no dia seguinte. Isso mesmo, não feche negócio na hora, continue sua pesquisa aplicando as estratégias aqui expostas.

Caso volte mais tarde ou no dia seguinte, agradeça o belo desconto que lhe foi concedido e diga que outras lojas também ofereceram ótimas vantagens, perguntando: ”O que vocês podem me oferecer para que eu feche com vocês o negócio?”. É bem possível que você consiga mais algum desconto ou benefício.

Sempre negocie!

Use sempre as estratégias acima em todas compras que você fizer. Nunca se esqueça de negociar e de ter em mente que caso não o faça, poderá estar dando muito mais dinheiro às lojas do que poderia. Esse dinheiro economizado pode ser investido e te render uma boa grana no futuro.

Lembre-se sempre que o não você já tem, então não custa nada pechinchar. Até os mais ricos fazem isso! E priorize sempre as compras a vista no dinheiro. Em vez de parcelar hoje uma compra de mil reais pagando juros, faça um esforço para juntar 200 reais por mês e realize a compra daqui 5 meses. Com o dinheiro todo em mãos provavelmente você irá pagar menos do que os mil reais originais!

Esperamos que as dicas de hoje te ajudem a poupar dinheiro e te transformem em um consumidor e uma consumidora conscientes!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados