6 DICAS DE SEGURANÇA AO USAR UM CAIXA ELETRÔNICO

Com as diversas possibilidades tecnológicas e facilidades atuais na hora de fazer um determinado pagamento, seja online ou presencialmente, através de cartão de crédito, debito ou até aplicativos como o PicPay, a necessidade de se ter dinheiro físico se tornou cada vez menor e consequentemente a utilização de caixas eletrônicos. Entretanto, seu uso não foi extinto. Ao contrário, há momentos em que existe certa obrigatoriedade em se ter em mãos o dinheiro, além de os caixas eletrônicos não servirem apenas para saque, mas também para outras diversas operações.

Como se trata de um momento delicado onde você está inserindo senhas, tendo acesso a informações sigilosas e pegando dinheiro, é muito importante tomar cuidado ao usar um caixa eletrônico. Você pode se confundir, esquecer objetos no local ou mesmo ser vítima de golpes. Há pessoas de má-fé que aproveitam o oportuno momento do uso de um caixa eletrônico para aplicar golpes e furtos. Ser vítima desse tipo de situação pode ser uma dor de cabeça, pois podemos perder muito dinheiro. Por esses motivos daremos aqui dicas de como utilizar os caixas eletrônicos de forma segura.

Seja organizado

O primeiro passo para conservar a sua segurança é se programar. A pressa nos faz ter atitudes sem pensar nas consequências, fazendo com que nos exponhamos a lugares e horários duvidosos e inseguros. Se organizando corretamente, você conseguirá seguir essas dicas facilmente.

Prefira caixas eletrônicos em bancos

A localização do caixa eletrônico é de extrema importância. Por isso, escolha locais bem iluminados, com vigilância, seja através de seguranças ou câmeras, evitando horários mais noturnos com baixa ou nenhuma movimentação de pessoas. Dessa forma, o melhor local para utilizar os caixas é na própria agência por conta da iluminação e segurança.

Fique atento ao seu redor

Antes de usar o caixa, olhe à sua volta, repare se há curiosos. Por mais que caixas em bancos sejam mais seguros, verifique na tela se ele está operante ou não, se estiver inoperante não o use. Veja se a peça de leitura do cartão está duplicada. Atenção se há partes duvidosas, se sentir insegurança, não use.

Ao usar o caixa, fique bem próximo ao equipamento

Posicionar-se próximo ao caixa impede que pessoas em volta consigam ver você digitando sua senha e a escolha da operação. Alguns caixas até possuem material refletor nos dois lados, para que você consiga olhar a sua volta em quanto usa o caixa.

Se tiver dúvidas, fale somente com funcionários da agência

Caso tenha dúvidas com a operação ou uso do equipamento, peça ajuda somente a um funcionário da agência. Se tiver com problemas como o cartão travado na leitora ou seu dinheiro não sair, pode se tratar tanto de um mal funcionamento quanto de um golpe, por isso, não digite sua senha novamente e nem aceite ajuda de estranhos. Peça ajuda a um funcionário, se ele não estiver ali próximo, procure um telefone pertencente a agência e entre em contato com eles. Se não conseguir entrar em contato, tente através do seu telefone mesmo ou até espere por ajuda, mas não use o celular de outras pessoas.

Cuidado redobrado na hora de pegar seu dinheiro

Quando a máquina estiver fazendo a contagem das cédulas, olhe em volta, pegue o dinheiro e confirme o valor contando-o discretamente, mantendo-o escondido a sua frente. Terminando de contar, guarde-o na sua carteira ou algum outro lugar seguro, de difícil acesso e logo após, finalize a operação e saia do banco.

Com essas dicas você poderá fazer um uso mais seguro do caixa para efetuar suas operações financeiras. Segurança nessas horas é sinônimo de uma vida financeira saudável!

Para mais dicas sobre finanças acompanhe nossos textos!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados