DICAS DE INVESTIMENTOS: COMO INVESTIR NO TESOURO DIRETO?

Criado em 2002, o Tesouro Direto é um Programa do Governo Federal juntamente com a Bolsa de Valores que possibilita a pessoas físicas fazerem investimentos a partir de títulos públicos que retornam para elas o pagamento em forma de rendimentos. A ideia é que esse dinheiro funcione como forma de empréstimos para o Governo Federal. Dessa forma, gerando um investimento para a pessoa que estiver fazendo a aplicação. Atualmente, é considerado um dos modelos de investimento mais seguro e acessível.

Seu rendimento acontece através de taxas fixas, como o prefixado, a taxa Selic ou a ICPA e possui um prazo para esse rendimento a partir da aquisição de um título de 2 a 30 anos. Além disso não há risco de perdas e quanto mais tempo seu dinheiro permanecer em conta, melhor será o abatimento no seu Imposto de Renda.

Em quais títulos posso investir?

A primeira coisa que você precisa entender a partir do momento que decide investir no Tesouro Direto são os títulos disponíveis para essa aquisição, que são:

Tesouro IPCA:
Tem seu rendimento com juros fixos e pela Taxa IPCA, que é baseado no índice da inflação. É possível saber aproximadamente o valor de rendimento até o final do prazo, mas não o valor fechado, pois as taxas de IPCA podem sofrer oscilações.

IPCA com Juros Semestrais:
Funciona basicamente da mesma forma que o Tesouro IPCA simples, com a diferença de que o investidor pode receber os juros de rendimento semestralmente.

Tesouro Direto Selic:
O título tem seus rendimentos baseados na taxa Selic, que são os juros baseado através da economia atual. Por ser uma taxa que passa por oscilações, seu rendimento exato só será informado quando o valor investido for resgatado.

Prefixado:
Investindo nesse título é possível saber o valor que será resgatado no final do prazo da aquisição, pois seu rendimento é baseado em um valor de juros fixo.

Prefixado com Juros Semestrais:
É da mesma forma que o prefixado simples, mas o investidor tem a opção de receber os juros de rendimento semestralmente.

Como investir?

Sabendo quais são as possibilidades para investimento, você pode dar continuidade da seguinte forma:

  1. Através do Site do Tesouro Direito, www.tesourodireto.com.br, é possível fazer a simulação de rendimento e valor de investimento para cada título. Dessa forma, você descobre qual seu perfil investidor e o que se encaixa melhor na sua rotina financeira.
  2. Após decidir em qual título irá investir, é preciso encontrar uma instituição financeira que se encaixe na sua necessidade e realizar seu cadastro. No próprio site do Tesouro Direto existe também uma lista de bancos e corretoras habilitados para você fazer esse tipo de investimento, como por exemplo, Caixa Econômica Federal, Banco Daycoval, etc.
  3. Depois de decidir em qual título investir e de realizar seu cadastro junto de uma instituição financeira habilitada, é hora de colocar a mão na massa e transferir da sua conta bancária para o banco em que abriu sua conta o valor de investimento que foi acordado durante a aquisição. A maioria delas facilita seu investimento mensal através de portabilidade, entre outros serviços. Pronto! Seu investimento está feito e agora é só aguardar o seu rendimento.

Para mais dicas e informações sobre finanças e investimentos acompanhe nossos textos e navegue em nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados