TED E DOC: O QUE SÃO E QUAIS AS DIFERENÇAS?

É comum ter dúvidas na hora de realizar alguns tipos de transação bancária, afinal de contas, muitas novidades têm surgido no mercado a todo momento. Além disso, as opções são bem abrangentes.

Para entender qual é a melhor forma de transação usar na hora de fazer uma movimentação, melhor começar se perguntando: Qual a urgência do envio do dinheiro? Sim, pois isso faz muita diferença na hora de escolher como vai realizar esse procedimento, a forma como cada um funciona e as consequências que cada um carrega. Certo? Pois então vamos começar entendendo cada uma delas.

TED

TED é a abreviação de Transferência Eletrônica Disponível. Ela é muito utilizada por quem precisa fazer pagamentos com valores altos, ou transferências de última hora, pois permite transferir qualquer valor e o tempo de recebimento do dinheiro acontece no mesmo dia. Em alguns casos até no mesmo instante, mas para isso é preciso realizar esses pagamentos no horário comercial durante os dia considerado úteis (segunda a sexta), caso contrário o pagamento só irá caí no próxima dia útil.

DOC

Já para o Documento de Ordem de Crédito – DOC – o valor máximo permitido para transferência é de R$4.999,99, e o tempo que levará para o dinheiro ser debitado da conta do destinatário é até o próximo dia útil, em alguns casos pode demorar até dois dias para que seja recebido o malote.

Qual a diferença?

Algumas pessoas tem dificuldades em decidir que tipo de transação fazer no ato da transferência, mas é simples! TED são para transações rápidas e de valores altos e o DOC transações com limite de valores e em situações que o destinatário não tenha tanta pressa para receber o valor que será enviado.

Quero cancelar a transferência, como faço?

Essa é uma questão muito importante para se atentar, pois o fato é que a possibilidade de cancelamento do procedimento realizado, no caso das Transferências Eletrônicas Disponíveis (TED) não existe. Ou seja, não é possível fazer o cancelamento da transferência realizada anteriormente. Por isso é um fator importante de ser avaliado dependendo do valor que está em jogo nessa transação. Muita atenção na hora de realizar o procedimento!

Para o Documento de Ordem de Crédito (DOC), já é mais simples e sem tanta pressão, pois é possível realizar esse cancelamento. Porém, é preciso antes consultar a forma que funciona essa ação através das regras do banco que utiliza.

Quanto preciso pagar para usar esse serviço?

É cobrado uma tarifa para fazer a utilização desse serviços, mas os valores vão variar de banco para banco, bem como, de qual banco para qual banco está sendo transferido. Por isso, o ideal é que você consulte diretamente com a instituição financeira que você é cliente para saber quais são as taxas aplicadas para esse tipo de serviço.

Caso você utilize os serviços de alguma Fintech como Nubank ou Banco Inter, não é cobrado taxa nenhuma para realizar transferências, independente de qual banco irá receber o valor!

Para ler mais sobre fintechs e bancos digitais, clique aqui.

Como fazer transferências?

Como dito anteriormente esse serviço pode ser realizado através de caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco, etc. Você precisará obrigatoriamente dessas informações na hora de realizar o procedimento: Nome completo, CPF, número da conta, agência e banco do destinatário. Informe os dados no campo solicitado através do canal de atendimento que irá usar para efetivar a transação. Ah, e não se esqueça de guardar o comprovante!

Para mais informações e dicas sobre finanças e investimentos, navegue em nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados