POUPANÇA: O QUE É E COMO FUNCIONA

Todo mundo em algum momento na vida já ouviu falar em Poupança, não é mesmo? É um dos termos mais populares e um dos mais utilizados pelas pessoas que desejam se organizar financeiramente. Entretanto podem existir algumas dúvidas na hora de optar por investir nesse tipo de sistema financeiro.

Por isso no texto de hoje nós trouxemos um guia rápida esclarecendo as principais dúvidas sobre a Poupança. Acompanhe a seguir!

O que é a poupança?

É uma conta bancária que possibilita às pessoas acumular quantias de dinheiro e que geram rendimentos. É um sistema muito antigo, conhecido também como “caderneta de poupança, isso por que no comecinho da sua criação era através de cadernos que os juros e os valores investidos eram somados e anotados.

“Nossa, mas anotação em cadernos? MUITO antigo mesmo hein?!” Exato! O processo histórico desses sistema está atrelado à criação de uma das instituições financeiras mais populares da atualidade, a Caixa Econômica Federal, criada por Dom Pedro II em 1861! O objetivo desse decreto era criar um fundo de recursos que seriam utilizados pelas classes mais pobres para gerir suas economias e pagava a principio 6% de todo valor guardado nos cofres públicos da época e podia ser retirado pela pessoa que investisse a qualquer momento, quem cuidava desse sistema era diretamente o Governo Imperial.

Como funciona a poupança?

A Poupança é um dos mais simples tipos de investimentos. Entretanto se aproxima mais de uma forma de poupar seu dinheiro, e não aplicar ele em algo que vai render a partir de vários produtos do mercado. Para isso, é preciso abrir uma conta em alguma instituição financeira que lhe dê acesso a uma conta poupança, onde você irá depositar determinado valor todo mês.

Normalmente os únicos documentos exigidos são RG,CPF e comprovante de residência. Os valores de juros rendidos a partir do valor guardado irá variar de instituição para instituição e taxas que surgem a partir delas.

Um fator importante ao optar pelo banco em que irá abrir sua conta poupança é optar por instituições que disponibilizam alguns serviços previstos pelo Conselho Monetário Nacional de forma gratuita. Por exemplo, o cartão para movimentar sua conta, saques, transferências, consultas pela internet e extratos mensais e anuais. Além disso, instituições que prestem um bom atendimento, não acumulem tantas reclamações nos sistemas de ouvidoria para clientes, e que em caso de depósitos feitos em grandes valores tenham a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Quanto rende o valor depositado?

Os juros podem ser medidos através do Sistema Especial de Liquidação e de Custódias, a SELIC e a taxa referencial, TR. Feito o depósito, esse rendimento é calculado, e os valores são aproximadamente 3% ao ano, pois hoje a poupança está rendendo 70% da taxa Selic.

A poupança é um investimento considerado pessoal, pois não é usado como objetivo de captação de recurso para nenhum tipo de produto. Dessa forma, o dinheiro depositado é totalmente seu, ele apenas vai estar guardado em uma conta que através do valor depositado, irá ter a possibilidade de ter um valor maior acumulado por conta dos juros fornecidos pelas instituições financeiras e por isso não existe nenhum risco desse tipo de aplicação.

Para mais dicas e informações sobre o mundo do negócios, navegue pelo nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados