O QUE É RENDA FIXA?

Você já ouviu falar em renda fixa mas ficou sem entender do que se trata? Quer saber como funciona e como investir? Acompanhe nosso texto e tire suas dúvidas!

O investimento em renda fixa nada mais é do que uma aplicação com um rendimento previsível. Dessa forma, é possível investir com pouco dinheiro e saber que os juros que irão render no valor investido pode ultrapassar 100%. Costuma ser feito por pessoas que não tem familiaridade com assuntos econômicos, que não costumam investir ou que não tenham um dinheiro para emergências reservado.

Por se tratar de uma renda fixa, ela segue um percentual mensal através de alguma taxa, como por exemplo, Selic, CDI, IPA etc. Costuma ser mais comum a renda ser medida através do CDI que rendem entre 90% a 130%, mas também é comum ser aplicados através da Taxa Selic, que por sua vez está rendendo até 6% ao ano e ainda que seja considerado um valor muito abaixo do que o esperado para essa modalidade, é um bom investimento para quem deseja segurança na hora de pensar no bem estar financeiro. Importante lembrar também que mesmo que ofereça seus riscos, eles são muito baixos.

Como investir

Você quer começar sua vida de investimentos mais ainda é novo no assunto? O ideal é que seja através da Renda Fixa que você dê o pontapé inicial. Assim garantindo um melhor investimento futuro na bolsa de valores, por exemplo, pois você aprende aos poucos como fazer essas aquisições sem correr o risco de perder tudo aquilo que investiu. Dessa forma, você cria sua garantia financeira, aprende os macetes do mundo dos investimentos e futuramente poderá aplicar seu dinheiro com mais segurança, porém em algo maior.

Quais tipos de Renda Fixa existem?

Os tipos de renda fixa são caracterizadas por alguns tópicos importantes de ser avaliados. Por exemplo: qual seu objetivo? Quais riscos quer correr? Quem será o emissor? Qual rentabilidade está procurando?

Considerando as questões acima, os investimentos em renda fixa podem ser feitos através dos seguintes programas: LCI, LCA, Tesouro Direto, CRI, CRA, Poupança, Letra de Câmbio, CDB e através de instituições financeiras, sejam elas públicas ou privadas. O ideal é diversificar bem sua carteira de investimentos para garantir que você ganhe muito dinheiro tendo uma margem de segurança maior.

Os investimentos feitos são destinados a diversas áreas: financiamento de projetos, pagamentos de dívidas, desenvolvimento de áreas específicas, agronegócio, setor imobiliário, etc. Seu dinheiro se tornará um empréstimo para o espaço que estiver solicitando o valor, e em troca, você recebe os juros.

É considerado um fator importante para a movimentação da economia porque é uma aplicação com vastas opções de investimentos, o que desencadeia a expansão desses negócios de forma rápida e efetiva.

Quanto rende?

Agora, para saber sobre o seu retorno financeiro, isso depende do acordo fechado no ato do contrato quando escolheu em qual investimento iria apostar. Contudo é importante saber que uma das grandes referências para esse tipo de aplicação é o Certificado de Depósito Interbancário, o famoso CDI, pois sua taxas de juros são básicas mas lucrativas.

Depois dele, outro tipo de aplicação que rende praticamente 100% do valor investido é o Tesouro Selic, e seu maior diferencial é poder ser resgatado a qualquer momento, ou seja, não precisa de um tempo estabelecido para poder retirar o valor rendido da conta. Agora, se deseja apostar alto e sair um pouco da zona de segurança, o Tesouro IPCA+, pode render muito mais do que o Tesouro Selic, só é preciso tomar cuidado caso seja vendido no momento errado, pois perde valor de mercado com muita facilidade.

Para mais informações sobre o mundo dos investimentos navegue em nosso site e acompanhe nossos textos!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados