DEBÊNTURES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quando pesquisamos sobre possibilidades de investimentos para enriquecer, nos deparamos com muitas palavras novas. LCI, CDB, LCA, Selic…são muitos termos e siglas para decorar e entender, e muitas vezes podemos ficar confusos. Mas relaxa! Estamos aqui para te ajudar! E hoje iremos falar sobre uma dessas palavras aparentemente complicadas: Debêntures! Acompanhe a seguir.

O que são Debêntures?

Apesar do nome diferente, é algo bem simples: são títulos de créditos que empresas emitem, que também podem ser negociados através do mercado de capitais e até mesmo ser comparados em alguma instância com os títulos disponibilizados pelo Tesouro Direto. Entretanto, ele é financiado para influenciar, auxiliar e colaborar com o crescimento de empresas. Por exemplo, se você comprou um debêntures, estará emprestando dinheiro para que uma empresa possa usar para expandir seus negócios e fazer um grande investimento, enquanto isso, você gera um lucro em cima desse empréstimo por ter feito esse investimento.

Ou seja, investir em debêntures nada mais é do que investir em empresas que você acredita que te trarão retorno. Não apenas retorno financeiro ao gerarem mais lucro, mas também empresas cujos ideais estão alinhados com os seus.

Quais tipos existem?

Conversíveis: Basicamente, são ações compradas que podem ser retornadas em forma de juros com ações para a empresa que se beneficiou desse empréstimo. Dessa forma, é uma das melhores aplicações, pois tem um baixo risco de perder o que foi investido.

Simples:
Ao contrário dos conversíveis, não é possível converter os juros em ações, ou seja, a forma de remuneração desse título será realizado apenas sobre juros acordados na hora da compra da oferta.

Incentivadas:
É um crédito regulamentado pela Lei 12.432 de 2011, que visa captar recursos para investimentos feitos na infraestrutura do país através da compra de títulos e aplicação dos juros. Normalmente, quem opta por essa opção é isento do imposto de renda, ou seja, é uma vantagem em relação aos outros debêntures.

Comuns:
Você faz sua aplicação em cima de uma oferta, porém não é isento do Imposto de Renda.

Permutáveis: Podem ser trocadas por ações, porém não necessariamente da própria empresa em que o dinheiro emprestado foi investido.

Perpétuas:
Não possui um prazo de validade específico para o investimento feito. O acordo é feito diretamente com a empresa favorecida para receber ao longo do período o que ambas as partes concordarem.

Participativas: Nesse caso, a remuneração é feita através da participação de lucros da empresa.

Quais serão meus rendimentos?

O rendimento ocorre através de uma dessas três estruturas: Pré Fixada, onde a taxa de juros é definida no fechamento do contrato; Pós Fixada, em que os juros podem ser medidos através das taxas Selic ou CDI; e Remuneração Híbrida, em que os juros são entre 5% e 8% por ano e podem ser medidos através do IPCA.

Como investir em Debêntures?

Você conseguirá concluir seu investimento através de instituições financeiras que negociam esse tipo de papel e crédito. Uma das formas mais simples de fazer esse tipo de investimento é utilizando aplicativos de corretoras de valores, ou mesmo a plataforma de investimentos do Banco Inter.

Para ler mais sobre o Banco Inter e como fazer investimentos pelo aplicativo, clique aqui.

Como funciona a emissão?

A emissão de debêntures acontece através de empresas que possuam capital aberto ou fechado, e que se enquadrem na forma de sociedade por ações, a famosa sigla S/A. No caso de empresas com capital fechado, quem decide pela emissão são os integrantes da assembléia geral de acionistas. Já no caso das de capital aberto, o próprio conselho administrativo pode decidir por emitir debêntures. O motivo pelo qual isso acontece é simples, é uma forma rápida de fazer investimentos e expandir os negócios sem ter que necessariamente vender parte do capital da empresa para um terceiro.

E aí, já entendeu como funciona o investimento em Debêntures? Para mais dicas e informações sobre o mundo dos investimentos basta navegar em nosso site!

Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados