CDB – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Certificado de Depósito Bancário é o nome dado para abreviação CDB, um investimento realizado através do sistema de renda fixa. É um sistema bem parecido com o funcionamento de uma poupança, que por sua vez é o investimento muito utilizado pelos brasileiros. Entretanto, tem suas particularidades, e a gente vai entender cada uma delas a seguir.

O que é?

O Certificado de Depósito Bancário é um título de renda fixa. Eles são ofertados por corretoras e instituições bancárias com o objetivo de captar fundos, e é a partir disso que o rendimento com taxas de juros acontecem. Esses valores são muito superiores ao que costumam ter os investimentos através da poupança, ainda que não sejam fixos e variem de acordo com vários fatores que somente o local em que está sendo feito a aquisição pode informar.

Quanto rende?

Sabemos que o rendimento desse tipo de investimento é superior ao da poupança e é considerado os melhores das opções para renda fixa, não é? Mas na prática como funciona e quanto rende aproximadamente cada investimento?


Para cada categoria existe um fator:


Pré-fixado:
Optar por um investimento pré-fixado, é fazer uma aquisição com mais garantias e segurança, pois é possível saber quanto vai render durante o tempo em que o dinheiro estará em rendimento. Na maioria dos casos, o rendimento em cima do valor investido é de 10% ao ano, mas pode variar de acordo com a instituição financeira.

Pós-fixados: Os investimento feitos através do pós-fixado têm seus rendimentos mediados através dos juros do CDI, que é a taxa usada pelas próprias instituições financeiras. Nessa categoria, o valor que deve ser disponibilizado para o investimento é alto, o mínimo é R$30.000,00. Entretanto, em compensação tem um retorno extremamente positivo chegando a render até 110% em cima dos juros oferecidos pelo CDI.

Híbrido:
Por ser associada às taxas inflacionárias, é um rendimento que não acontece com muita frequência. Os juros de rendimento nessa categoria são fixos, sendo aproximadamente 5% ao ano, além de contar também com os valores ligados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Para decidir em qual você deve investir é preciso avaliar sua condição atual, em qual perfil de risco financeiro você se encontra, quanto quer investir, o objetivo que deseja com os rendimentos, etc. Assim, você vai encontrar a categoria que mais se encaixa para a sua rotina financeira.

Quais são os tipos?

No caso do Controle de Depósito Bancário a divisão feita para entender melhor o funcionamento de cada um é feito através de três categorias. São elas: Pré Fixado, Pós-fixado e Híbrido. Os tipo vão variar entre vencimentos, valores, rendimentos mínimos ou máximos a partir dessas três categorias.

Como investir?

Para investir você precisa procurar uma corretora ou instituição bancária para ser orientado sobre como abrir sua conta, além de orientado em relação ao seu perfil e suas finanças para encontrar a melhor forma de investimento que você pode fazer. É importante também fazer uma pesquisa com bastante atenção antes de escolher um lugar para fazer esse tipo de aquisição, pois como dito anteriormente, os valores de rendimentos sobre juros e taxas varia para cada uma delas.

Para mais dicas e informações sobre investimentos e finanças navegue em nosso site!
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados