GOLPES COM CARTÃO DE CRÉDITO – QUAIS OS MAIS COMUNS E COMO NÃO CAIR NELES?

As fraudes que envolvem os cartões de crédito ganharam uma nova cara nos dias atuais devido às mudanças na forma de fazer os cartões. Anteriormente com trilha magnética, eram alvo de clonagens, já hoje com os chips e senhas, as fraudes acontecem principalmente no meio virtual. E-mails, redes sociais e sites de compra são as plataformas onde mais ocorrem os golpes.

Ser vítima de um golpe envolvendo cartão de crédito pode ser uma dor de cabeça. Você pode perder muito dinheiro, assumir dívidas que não são suas e ter muita dor de cabeça caso ocorra com você. Por isso, no texto de hoje nós falaremos um pouco sobre os principais golpes envolvendo cartões de crédito e como não cair neles. Confira a seguir!

Phishing

Phishing é o nome do golpe no qual enviam no seu e-mail ou rede social mensagens contendo links de sites falsos. Nesses sites falsos a preocupação não está só em dar os dados do seu cartão, mas também seu login (informações de determinada conta), que pode ser usado para entrar na sua conta no site oficial, onde trocam o endereço e fazem as compras.

Cuidado com as mensagens pedindo para confirmar informações pessoais ou sobre seu cartão, sempre tente averiguar quem mandou e o porquê!

Quando fizer compras online, dê preferência para sites de compras oficiais, conhecidos. Existem sites falsos que usam o nome de lojas conhecidas com algumas palavras a mais, por exemplo: casasbahia.dagente.com (inventado). Antes de comprar veja comentários sobre os produtos para ter certeza que eles chegaram aos seus destinos e que o vendedor é confiável. Sempre Investigue antes de fazer suas compras online, não tenha pressa. Tenha certeza antes de passar seus dados.

Sempre questione as ofertas ou descontos absurdos, cuidado com os preços bons demais para ser verdade.

Não faça compras conectados a redes públicas, o wi-fi de uma loja por exemplo, através da rede, é possível acessar seu telefone e possivelmente os dados que você estará digitando na sua compra.

Cuidado com os boletos mandados por e-mail ou links gerados para a compra. Antes de efetuar o pagamento, confira as informações do vendedor.

Você pode conferir se os sites são confiáveis através do reclame aqui (https://www.reclameaqui.com.br) ou pela lista de sites do PROCON (https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

Por mais que os golpes ocorram principalmente no meio virtual, não é o único lugar onde eles acontecem.

Falsos comerciantes

Cuidado com os golpistas oportunistas que se aproveitam da distração do cliente para ver a senha ou até mesmo desvia a atenção propositalmente para ele acabar digitando no lugar do valor da compra (sendo possível ver a senha), alguns trocam o cartão por outro idêntico após conseguirem a senha. Tem os casos também em que a maquininha “não funcionou” e é necessário passar o cartão mais vezes, ou até trocam de maquina para “tentar de novo”.

Sempre preste atenção a esses pequenos detalhes, a senha por exemplo sempre deve estar ocultada na maquininha (com aqueles asteriscos). Você também pode acompanhar as compras através do aplicativo do seu banco, para que problemas como “mal funcionamento da máquina” ou outros, não sejam causas de prejuízos.

Perda, furto ou roubo de celulares

Nos celulares atuais, as possibilidades de golpes são inúmeras. Certamente você tem em seu celular aplicativos de banco contendo informações de cartões de credito físico ou virtuais, ou ainda blocos de notas mesmo, contendo informação pessoais e senhas. Prefira sempre manter deslogadas suas contas em aplicativos de bancos e fintechs. Além disso, nunca salve senhas em anotações no seu celular. Caso alguém tenha acesso a essas informações, poderá fazer movimentações financeiras ou compras em seu nome.

Após acontecimentos do tipo, lembre-se de avisar a sua agência bancária do ocorrido, para que seja tomada as medidas necessárias em relação às suas informações. Portanto, no caso de furtos ou roubos é importante fazer o registro de ocorrência. Em relação ao tipo de bloqueio do celular, dê preferência para as mais seguras, PIN (senha numérica) ou desbloqueio através da digital.

Ligações de falsas centrais

Golpe muito comum onde pessoas que se passam por operador de uma determinada agência querendo resolver “problemas” com cartão. Dessa forma, pedem informações sigilosas, como suas informações pessoais e informações sobre o cartão.

Cuidado com essas ligações, agências bancárias não pedem informações do tipo. Assim, se acontecer com você, desligue o telefone e entre em contato com o seu banco para averiguar.

E uma dica importante na hora de descartar seu cartão: lembre-se de cortar o chip, é nele que estão armazenadas todas as informações sobre compras, senhas, etc.

Para mais dicas e informações sobre finanças e dinheiro, acompanhe nossos textos.
Até a próxima!

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos clicando nos botões acima!

Últimos Artigos

Fique atualizado - Receba novidades por email

Artigos Relacionados